Evento promovido pelo Médicos Sem Fronteiras no SESC Prainha

20/11/2019 09:55

Comunicando Crises Humanitárias – “como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias” é o tema do seminário de comunicação que será realizado em 30 de novembro, das 9h às 13h, no auditório do SESC Prainha, no centro de Florianópolis. O evento, promovido pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), é voltado para jornalistas e estudantes de Comunicação, Cinema e Relações Internacionais. As inscrições serão encerradas na quinta-feira, dia 28 de novembro. Os formulários serão recebidos até às 23h59 e as confirmações serão enviadas por e-mail no dia 29 de novembro, na parte da manhã. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O seminário traz informações sobre a comunicação que MSF desenvolve nas principais crises humanitárias onde atua, exibe vídeos de depoimento de jornalistas que cobriram episódios marcantes em campo, e oferece uma oportunidade de bate-papo com profissionais de ajuda humanitária que viveram essas experiências de perto.

O evento também conta com a participação de jornalista convidado, que irá fazer, na sessão Talk-Show com MSF, uma entrevista com a enfermeira catarinense Marina Barardi, que retornou de Guiné-Bissau em maio deste ano, após seis meses no projeto, e com o profissional de logística Mario Braga, que esteve na República Centro-Africana.

No intervalo entre as atividades, os participantes poderão vivenciar algumas das situações que parte dos profissionais de MSF já experimentaram por meio de óculos de realidade virtual. São apresentados quatro contextos comuns nos locais onde MSF leva ajuda humanitária.

O objetivo do evento é compartilhar experiência de campo, entender contextos e conceitos e dar dicas sobre como promover uma cobertura diferenciada mesmo com restrições orçamentárias nos diversos meios de comunicação e plataformas de mídia.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

8h30 – 9h I Credenciamento

9h – 10h I Comunicando Crises Humanitárias
Palestrante: Equipe de Médicos Sem Fronteiras

10h – 11h I Vídeos com bastidores da reportagem
Exibição de vídeos que trazem depoimentos de jornalistas que estiveram em campo:
– Patricia Campos Mello relata como foi a cobertura da epidemia de Ebola em Serra Leoa.
– Sônia Bridi conta os bastidores da reportagem do Fantástico num campo de refugiados em Uganda.

11h – 11h30 I Intervalo
Na pausa das atividades, MSF disponibiliza óculos de realidade virtual aos participantes com quatro contextos onde MSF atua.

11h30 – 12h30 I Talk-show com MSF
Jornalista convidado conduz uma entrevista com profissionais de MSF que trabalharam com crises humanitárias na África e Ásia.

Participantes:
Marina Barardi, enfermeira pediátrica de MSF
Mario Braga, logístico de MSF
O público poderá fazer perguntas e entrevistas com todos os convidados.

12h30 – 13h I Sorteio de brindes e encerramento

Regras de inscrição:
Serão preenchidas 100 vagas obedecendo a ordem de inscrição. Terão prioridade profissionais que já trabalham com a temática ou com Comunicação, nas diferentes plataformas e prosas. Os formulários serão recebidos até as 23h59 de 28 de novembro. As confirmações serão encaminhadas por email no dia 29 de novembro na parte da manhã.

Fonte: https://www.msf.org.br/eventos/comunicando-crises-humanitarias-em-florianopolis.