Identidade Visual
O curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) foi criado e regulamentado pela Resolução n. 013/CEG/2008, com ingresso de estudantes a partir de 2009. Quase 500 estudantes já se formaram conosco, atuando em diversos setores, entre eles organizações internacionais e empresas de base tecnológica. Mas, afinal, o que nos une como comunidade?
Buscando respostas para essa pergunta, e tendo como base o novo Projeto Político Pedagógico aprovado pelo NDE e pelo Colegiado, foram desenhadas e circuladas duas propostas de identidade visual para o curso, modificando-se as propostas originais a partir de comentários recebidos da nossa comunidade. Ambas as propostas se baseavam em uma combinação de cores, refletindo a pluralidade do curso, seja em termos de cobertura temática ou geográfica, seja em termos de abordagens metodológicas. Ambas as propostas também tinham relação estética com a identidade visual do nosso PPGRI (Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais), valorizando a integração entre as atividades da graduação e da pós. A partir disso, fizemos a votação das duas propostas em cada fase, sendo a proposta escolhida pela maioria aquela que aborda um mundo pautado pela integração racial.
Além do que já foi apontado, sobre a necessidade de combinar cores diferentes para refletir nossa pluralidade e a integração ao PPGRI, as cores da identidade escolhida representam as diversas raças do mundo, dispostas de forma a demonstrar a integração entre elas. Mas por que isso é importante? É importante lembrar, em primeiro lugar, que nosso curso está situado em Santa Catarina, estado marcado pelo preconceito racial e pela exclusão histórica de negros e indígenas. Em segundo lugar, nosso curso está situado em um país do Sul, região historicamente excluída da política internacional em função de uma lógica persistente, a qual emergiu no século XIX, que atribui superioridade racial/civilizacional a certos países, em detrimento de outros. No entanto, como já foi apontado, a forma como as cores estão dispostas na nossa identidade não valoriza o embate, mas sim a integração.
Para mais informações, consultar o manual de uso da marca.
Logo vertical, colorido, com sigla |
Logo vertical, preto, com sigla |
Logo vertical, branco, com sigla |
Logo horizontal colorido, com sigla |
Logo horizontal preto, com sigla | Logo horizontal branco, com sigla |
Logo colorido sem sigla |
Logo preto sem sigla |
Logo branco sem sigla |
Modelo apresentação de slide Arquivo PPTX (Microsoft Office PowerPoint Template)Google Docs (Necessário fazer cópia)Família de Fontes |
Papel timbrado
Arquivo DOTX (Microsoft Office Word Template) Google Docs (Necessário fazer cópia) |