Descrição

Selo Guia do Estudante 2017

Criado em 2008, pela Universidade Federal de Santa Catarina, conceituada instituição de ensino superior do sul do país, o Curso de Relações Internacionais foi regulamentado através da Resolução n. 013/CEG/2008, de 3 de setembro de 2008.

Oficialmente a primeira turma do Curso de Relações Internacionais ingressou no vestibular de 2009 e teve o início das aulas em 03 de março de 2009.

OBJETIVO DO CURSO
O Curso de Graduação em Relações Internacionais tem como objetivo criar competência técnica nos diversos campos das relações internacionais, com ênfase nos aspectos voltados às relações econômico-internacionais. Essa ênfase está pautada na crescente inserção da economia brasileira no cenário internacional e nas características específicas do estado de Santa Catarina, que conta com um conjunto importante de empresas exportadoras, logística de transportes voltada para o comércio exterior, além de uma localização privilegiada no maior processo de integração regional brasileiro, qual seja, o Mercosul.

PERFIL DO ALUNO
INGRESSANTES: Espera-se que o aluno ingressante tenha como foco de interesse o estudo dos fenômenos relacionados aos processos macropolíticos e macroeconômicos das relações internacionais. O curso terá como pressuposto uma formação prévia nas áreas de política, história, geografia, línguas e filosofia.

EGRESSOS: O aluno egresso deverá dominar os princípios básicos das teorias das relações internacionais, analisar os fenômenos econômicos internacionais e os aspectos relacionados ao comércio exterior, deverá ainda estar habilitado a participar de negociações internacionais e formular projetos, tanto no âmbito governamental quanto nas organizações não-governamentais internacionais.

ABSORÇÃO NO  MERCADO DE TRABALHO
O egresso do Curso de Relações Internacionais poderá trabalhar em agências governamentais, em empresas privadas ou públicas e em organizações internacionais. Há uma demanda crescente por profissionais que atuem na área de negociações internacionais, o que requer habilidades específicas as quais compreendem formação de nível superior na áreas de política, economia, história, direito, filosofia e estratégias de negociação. A absorção no mercado de trabalho do Curso de Relações Internacionais da UFSC estará prioritariamente relacionada às demandas do mercado de trabalho que envolvam problemas relacionados às relações econômicas internacionais.

TITULAÇÃO: Bacharel em Relações Internacionais

VAGAS: 80 anuais

HORÁRIO DO CURSO: VESPERTINO:  14h20min às 18h

Mais informações no Projeto Pedagógico do Curso.