Avaliação do curso

O ensino superior na UFSC está em constante aprimoramento, em conformidade com o que foi estabelecido pela Lei 10.861/2004, que deu origem ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

Essa legislação conferiu um papel crucial a um amplo sistema de avaliação. Dentre seus objetivos, definidos no Artigo 3, estão a identificação do perfil e da relevância da atuação da instituição. Isso inclui a avaliação obrigatória para determinar se a instituição está alinhada com sua missão e com as políticas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, busca-se entender o papel desempenhado pela instituição em áreas como inclusão social, desenvolvimento econômico e social, preservação do meio ambiente, preservação da memória cultural, promoção da produção artística e proteção do patrimônio cultural. A legislação também estabeleceu que todos os procedimentos, dados e resultados dos processos de avaliação fossem de conhecimento público.

Para cumprir os objetivos estabelecidos pela legislação, foi criado um amplo conjunto de instrumentos de avaliação em 2004. Alguns desses instrumentos são conduzidos internamente pela própria instituição, enquanto outros são realizados por agentes externos. Essas avaliações abrangem desde a infraestrutura da instituição até os cursos oferecidos, incluindo a organização pedagógica e o corpo docente. Além disso, avaliam o desempenho dos estudantes.

Internamente, na UFSC, as autoavaliações institucionais são conduzidas pela Comissão Própria de Avaliação da UFSC, com o objetivo de avaliar cinco eixos definidos pela lei: “Planejamento e Avaliação Institucional”, “Desenvolvimento Institucional”, “Políticas Acadêmicas”, “Políticas de Gestão” e “Infraestrutura Física”. A avaliação dos cursos envolve os docentes e as disciplinas ministradas em um semestre. Tanto a autoavaliação institucional quanto a de cursos ocorrem semestralmente. As avaliações externas são conduzidas pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES). O ENADE é o mais conhecido entre essas avaliações externas, mas concentra-se exclusivamente no desempenho dos estudantes. Para que tenham um impacto construtivo, os resultados das avaliações institucionais, dos cursos e dos estudantes são discutidos nas instâncias deliberativas do curso, como o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso.

É importante destacar que o desempenho dos estudantes do curso de Relações Internacionais da UFSC tem sido consistentemente avaliado de forma muito positiva desde a sua criação. Em 2012, o curso alcançou a nota 5 no ENADE, tornando-se o 4º melhor entre 78 cursos em todo o Brasil. Em 2015, com a expansão do número de cursos de RI avaliados, passando de 78 para 101, a UFSC manteve um sólido conceito 4, posicionando-se em 11º lugar no ranking nacional. Na avaliação de 2018, com 105 cursos avaliados, a UFSC novamente sustentou o conceito 4 conquistado na avaliação anterior.

Estudante, você desempenha um papel fundamental em nosso contínuo processo de melhoria. Semestralmente, o sistema da UFSC solicitará sua avaliação das disciplinas, instalações e outros elementos. Não deixe de participar desse processo. Se tiver críticas ou sugestões, sinta-se à vontade para compartilhá-las com o CARI e a Coordenadoria de Cursos, que encaminharão suas contribuições às instâncias competentes. Juntos, podemos tornar nosso curso ainda melhor.

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