Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos

A pessoa interessada em prestar o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos poderá submeter-se uma única vez ao Exame de Avaliação de determinada disciplina, e não poderá requerer submissão ao Exame em disciplinas nas quais tiver sido reprovado.

Resolução nº 005/CUn/2001de 29 de maio de 2001

COMO SOLICITAR O EXAME?

1. Você precisa estar inscrito na disciplina em que deseja fazer um exame.
  2. Logo no início das aulas, fale com o professor da disciplina que você acha que pode fazer o exame em vez de frequentá-la. Peça a ele uma carta de recomendação para o exame de aproveitamento extraordinário.
  3. O professor vai conversar com você sobre o conteúdo da disciplina. Se ele achar que você pode fazer o exame, ele vai escrever uma carta recomendando isso.
  4. Se o professor escrever a carta de recomendação, peça ao Departamento de Administração Escolar (DAE) uma declaração. A declaração vai ter informações sobre se você já foi reprovado na disciplina e se está dentro do limite de aproveitamento permitido (no máximo 50% das disciplinas do curso).
  5. Entre no sistema de chamados e escolha “Exame de aproveitamento extraordinário”. Anexe a carta do professor e todos os documentos necessários em um único arquivo.
  6. O Presidente do Colegiado de Curso vai enviar o processo para o Colegiado analisar e decidir se você pode fazer o exame ou não. Eles vão dar um parecer: a) Se não for aprovado, o processo termina aqui; b) Se for aprovado, o Colegiado envia o parecer para o Departamento.
  7. O Departamento vai escolher três professores para formar uma banca examinadora especial. Eles vão criar e aplicar os testes (escritos e orais, preferencialmente no primeiro mês do semestre) e dar uma nota final.
  8. Se você passar no exame, o parecer final vai para o DAE, que vai registrar as disciplinas que você aproveitou ou as que não passou no exame.