Intercâmbio
Os programas de intercâmbio oferecidos pela Universidade têm duração de um a dois semestres e, no curso de Relações Internacionais, o(a) estudante precisa manter seu vínculo com a UFSC por meio da disciplina de intercâmbio.
Os editais que apresentam vagas em universidades do exterior, com ou sem recursos financeiros, podem ser verificados diretamente na Secretaria de Relações Internacionais – SINTER, assim como outros detalhes sobre destinos, convênios, processos e requisitos. Acesse o site https://sinter.ufsc.br. Em caso de dúvida escreva para outgoing.sinter@contato.ufsc.br
Todo o procedimento deve ser feito pelo sistema eletrônico da SINTER, no link https://caufsc.sistemas.ufsc.br/restritoAlunoGradNovo, inclusive o envio de documentos e assinatura. A coordenação do curso de RI recebe uma notificação para assinatura eletrônica pelo próprio sistema. Nos documentos, uma previsão de validação de disciplinas deve ser preenchida. Você pode incluir disciplinas da UFSC semelhantes às que serão cursadas no exterior, ou disciplinas de ementa aberta como Tópicos em Relações Internacionais ou Estudos Regionais. Mas isso é só uma previsão, pois a validação efetiva só ocorrerá no retorno do intercâmbio, pelo procedimento específico de validação.
As disciplinas cursadas durante o intercâmbio podem ser validadas caso sejam equivalentes com disciplinas da UFSC. Para isso, é necessário solicitar essa validação ao retornar do intercâmbio, seguindo as orientações disponíveis em https://ri.ufsc.br/validacao-de-disciplinas.
Já para validar o intercâmbio, após concluído, como atividade complementar, é preciso consultar as regras em https://ri.ufsc.br/atividades-complementares. Na página consta o Regulamento de Atividades Complementares, bem como os passos para abertura do chamado.
Lembrando que o “intercâmbio” entre instituições brasileiras é chamado de Mobilidade Acadêmica, cujas informações podem ser encontradas em https://dae.ufsc.br/andifes-mobilidade-academica/.